Cânhamo – o que é?
Cânhamo é uma subespécie da planta Cannabis Sativa que não contém psicoatividade. Isso significa dizer que a planta não produz tetrahidrocanabinol (THC) – molécula psicotrópica da Cannabis – suficiente para produzir entorpecentes.
Nos Estados Unidos – que possui lei federal regulamentando o cultivo do cânhamo desde 2018 – o limite de THC é de até 0,3% por peso seco.
A principal diferença entre o cânhamo e a maconha é a concentração de THC (tetrahidrocanabinol) na planta – o princípio psicotrópico da Cannabis.
Enquanto a maconha possui níveis de THC que variam de 10 a 30%, o rastro da substância no cânhamo não proporciona efeito psicoativo e tem utilização direcionada à produção de fibras e alimentos.
Acredita-se que o cânhamo foi trazido da China para o subcontinente indiano por volta de 2. 000 A.C.
Os primeiro registros do uso do doméstico do cânhamo datam de 12 mil anos atrás na fabricação de tecidos e cordas.
CÂNHAMO x MACONHA
Anatomia da planta Canábis:
CUMPRE AGENDA ESG
(meio ambiente, social e governança)
O que da pra produzir com cânhamo:
Como o cânhamo pode ajudar o planeta?
STJ e o Cânhamo
No dia 20/03/2023, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) aprovou por unanimidade incidente de assunção de competência sobre o cultivo de cânhamo para fins medicinais e industriais no Brasil.
Isso significa dizer que todos os processos relacionados ao plantio de cânhamo ficarão paralisados até o julgamento final de mérito pela Corte.