1ª Conferência Livre Nacional do Meio Ambiente: o potencial da Cannabis sativa para um futuro sustentável

De forma inédita, a Cannabis entra no debate de sustentabilidade do país. A 1ª Conferência Livre Nacional do Meio Ambiente, com a temática “Cannabis sativa e Clima: Diálogos para um Futuro Sustentável”, visa criar um espaço de discussão sobre como o vegetal pode ajudar na mitigação de mudanças climáticas e na promoção de práticas ecológicas e sustentáveis.

A planta, reconhecida por seu rápido crescimento e versatilidade, apresenta um enorme potencial em diversas áreas, como na produção de biocombustíveis, na construção ecológica , na captura de CO2 e na recuperação de ecossistemas degradados.

Cultivo responsável e ecológico

Para debater sobre como o Brasil pode se beneficiar desse “ouro verde”, a partir do cultivo responsável empregado a políticas pública de saúde, ambientais e climáticas, o evento reunirá estudiosos, ativistas e pesquisadores .

A Conferência é organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC) e, segundo a Dra. Eliane Nunes, diretora-geral da instituição, o evento representa “uma oportunidade ímpar para apoiar (associações canábicas), participar e propor diretrizes que serão votadas na Conferência Nacional. Essa fase será em maio, em Brasil.

Aberto a todos

Já na 1ª Conferência Livre Nacional do Meio Ambiente, o encontro será online. Entre os dias 20 e 25 de janeiro – serão debatidos temas como a absorção de carbono, matéria-prima biodegradável e a promoção de uma economia circular, destacando os múltiplos empregos da planta na indústria, contribuindo para a preservação ambiental e justiça climática.

A abertura será dia 20, às 19 hs, por zoom e a presença dos participantes é obrigatória.  A atividade online e a organização das propostas serão assíncronas e o encerramento será dia 25 com atividades culturais.

Alinhada aos objetivos da ONU

A conferência também tem como objetivo alinhar as discussões do encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 13, que trata da ação contra a mudança climática, e o ODS 15, que aborda a proteção da biodiversidade.

Durante a Conferência haverá painéis, oficinas e mesas-redondas. A intenção é proporcionar aos participantes a oportunidade de trocar experiências e apresentar propostas inovadoras para a implementação de soluções limpas em diversos contextos econômicos e sociais.

Desmistificar os multiusos da planta

“O encontro é a chance de desmistificar os multiusos da Cannabis sativa e demonstrar – com ciência e informação – como a planta pode se transformar numa aliada na luta contra as mudanças climáticas e na construção de um futuro mais equilibrado sempre em busca de justiça social e de reparação”, afirma a Dra. Nunes.

Ao estimular esse diálogo, a Conferência pretende promover ações concretas que possam beneficiar tanto o meio ambiente quanto as comunidades em todo o país.

Serviço

Início: 20/01/2025

Hora: 19:00

Encerramento: 25/01/2025

Hora: 16h20

Local: online

Inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2Y_gXLTH_iEsEVhUCUq6ieVdzWOunAXtXDWWrEChmNPYOCA/viewform

Se sua cidade não organizou a Conferência Municipal de Meio Ambiente, então a sociedade civil pode organizar e realizar, garantindo a participação da comunidade local nas Conferências Estadual e Nacional.

Acesse o site gov.br/cnma e conheça as regras e orientações!

https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma

 

 

Published On: Janeiro 14th, 2025 / Categories: Notícias / Tags: /