Evento gratuito na Universidade de Brasília vai discutir avanços científicos, acesso, prescrição e dosificação, além de casos clínicos na prática e os desafios do mercado medicinal
A Universidade de Brasília (UnB) recebe no dia 25 de outubro de 2024, o evento: “Cannabis: Ciência, Saúde e Prática Clínica”.
O seminário é organizado pelo Instituto Agroecológico de Fitoterapia BioSer, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do acesso à terapia canábica, em colaboração com o Instituto Anandamida e a UnB.
Durante todo o dia, no auditório da AdUnB, médicos prescritores, cientistas, professores, pesquisadores, associados e ativistas, e pacientes vão debater sobre avanços científicos, prática clínica, acesso, prescrição com o acompanhamento do paciente e o associativismo no Brasil.
Programação extensa
A programação inclui apresentações de pesquisas acadêmicas, estudos de caso, palestras e mesas redondas, que abordarão temas como as evidências científicas no tratamento de condições como epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, distúrbios de ansiedade e depressão.
O doutor Carlos Zimmer Jr., médico graduado pela Escuela Latinoamericana de Medicina. Residência e especialidade em medicina de Família e Comunidade, além de Conselheiro do Instituto Anandamida, é um dos palestrantes do evento.
“Sinto-me honrado em participar de um evento sobre o uso medicinal da Cannabis e suas repercussões sociais ao lado pessoas extremamente preparadas e que carregam na bagagem conhecimentos e experiências que podem transformar nossa sociedade”.
Aspectos farmacológicos e dose
Em sua palestra, o médico vai abordar aspectos farmacológicos da Cannabis medicinal e os princípios de ajustes de dose dos derivados canabinoides.
“O objetivo é levar informações científicas e baseadas em evidências a todo tipo de público presente no evento. A Associação Bioser e o Instituto Anandamida somam-se ao movimento de colocar a cidade de Brasília na vanguarda do uso terapêutico da Cannabis no Brasil”, destaca o Dr. Zimmer.
Associativismo de pacientes
No encontro também serão debatidos aspectos legais, regulatórios e o associativsimo, como explica o presidente do Instituo BioSer, Igor Aveline.
“Vamos aprofundar o uso histórico da planta e os desafios para ampliar o acesso aos pacientes, além de discutir como fortalecer e regular o associativismo no país. Essa é uma oportunidade única de fortalecer a rede de contato e mergulhar no que há de mais avançado no uso terapêutico da Cannabis no Brasil”, afirma Aveline.
Inscrições gratuitas e limitadas
As inscrições para o evento “Cannabis: Ciência, Saúde e Prática Clínica” são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para garantir a participação, os interessados devem preencher um formulário eletrônico. Acesse aqui: https://bit.ly/Prescri
Ao final do evento, os participantes receberão um certificado de participação, o que reforça a importância da educação continuada no campo da saúde.
Reconhecimento do uso terapêutico da Cannabis
Para os organizadores do seminário, a iniciativa reflete um movimento crescente em direção à aceitação e regulamentação do uso medicinal da Cannabis, que vem sendo reconhecida por sua eficácia em diversos tratamentos.
“A promoção de eventos como este é essencial para a disseminação de conhecimento e para a formação de profissionais capacitados a lidar com as novas terapias, promovendo uma abordagem mais natural e holística para a saúde”, conclui o presidente do Instituto Bioser.
Cresce o número de pacientes
No Brasil, o uso medicinal da Cannabis é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há 10 anos. Quase 500 mil pacientes, com prescrição médica, já se tratam com os canabinoides. Desde a regulação em 2014 até hoje, o número de pacientes cresceu mais de 9.000%.
Para se ter uma ideia, o mercado legal da Cannabis no Brasil movimentou cerca de 700 milhões de reais em 2023. Projeções indicam que o setor caminha para movimentar quase 1 bilhão de reais em 2025.
Sobre o Instituo BioSer
Fundado em 2020, o Instituto BioSer – que atua na capital do país – atende mais de 1.300 associados, com o objetivo promover democratização ao uso medicinal da Cannabis e compartilhar informações sobre seus benefícios terapêuticos da planta.
Serviço:
- 🗓 Data: 25 de outubro de 2024 (sexta-feira)
- 🕗 Horário: Das 8h30 às 18h
- 📍 Local: Auditório da AdUnB, Universidade de Brasília
Inscrições: