Evento reunirá mais de 100 marcas e 60 estandes para discutir regulamentação e potencial econômico da Cannabis e do cânhamo industrial
Por Leandro Maia
A cidade de São Paulo sediará nos dias 23, 24 e 25 de maio a Medical Cannabis Fair, um evento que promete ser um marco na discussão sobre a regulamentação e os potenciais econômicos da Cannabis e do cânhamo industrial (cepa da Cannabis com baixos índices de Tetrahidrocanabinol – THC) no Brasil.
Com mais de 100 marcas e 60 estandes confirmados, a feira acontecerá no Expo Center Norte e contará com exposições de produtos como roupas, papéis, cosméticos, alimentos não psicoativos, madeira e até tijolos desenvolvidos a partir da fibra da Cannabis.
Exposição de cânhamo
Intitulada “Cânhamo: uma revolução agrícola não psicoativa”, a mostra não apenas apresentará os benefícios medicinais da Cannabis, mas também destacará o potencial do cânhamo para uma revolução agrícola e industrial.
Com mais de 25 mil produtos industrializados, que vão desde a construção de casas até a produção de bioplástico, papel e tecidos, o cânhamo tem se mostrado uma alternativa sustentável e promissora em diversos setores da economia. A exposição foi idealizada pela jornalista Manuela Borges, fundadora do Instituto InformaCann.
330 milhões só em impostos
Segundo dados do anuário da Kaya Mind de 2023, o comércio de produtos à base de Cannabis movimentou mais de 739 milhões de reais no Brasil naquele ano, porém, grande parte desses recursos não permaneceu no país. A regulamentação do cultivo do cânhamo poderia mudar esse cenário, gerando uma estimativa de quase R$ 5 bilhões em vendas de insumos, mais de 300 mil empregos diretos e arrecadando cerca de R$ 330 milhões em impostos.
CO2 negativo
Além dos aspectos econômicos, a Medical Cannabis Fair também abordará questões ambientais, destacando o potencial do cânhamo para sequestro de carbono e regeneração de áreas degradadas. Estudos internacionais demonstram que um hectare de cultivo de cânhamo pode ser capaz de absorver de 10 a 20 toneladas de CO2 em um período de ciclo de crescimento de 3 a 4 meses, além de gerar créditos de carbono positivos para o Brasil.
STJ pode regulamentar cultivo do cânhamo
A regulamentação do cultivo da Cannabis e do cânhamo para fins medicinais e industriais está atualmente suspensa no Brasil, aguardando uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O incidente de assunção de competência sobre o cultivo de cânhamo para fins medicinais e industriais no Brasil foi aprovado por unanimidade pelo STJ em março de 2023, e desde então, todos os processos relacionados ao plantio de cânhamo estão paralisados até o julgamento final de mérito pela Corte.
Alternativa ecologicamente correta
O objetivo da Medical Cannabis Fair é sensibilizar os parlamentares sobre a importância da regulamentação do cultivo da Cannabis para fins medicinais e como uma alternativa biodegradável aos insumos poluentes, como plástico, roupas sintéticas e concreto. Com debates, exposições e apresentações de empresas do Brasil e do mundo, o evento promete ser um espaço crucial para o avanço da discussão sobre o tema no país.
Paralelamente, ocorre o maior evento técnico-científico em medicina canabinoide da América Latina – o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM). Em três dias, o congresso reunirá mais de 100 especialistas, pesquisadores, profissionais de saúde e entusiastas para discutir os avanços, os desafios e as perspectivas em torno do uso terapêutico e industrial da planta.
O evento, organizado pelo Sechat, uma plataforma especializada em informações, educação e negócios sobre a Cannabis para fins medicinais e industriais, ganha reconhecimento internacional ao promover o debate em alto nível, além de possibilitar a conexão direta entre diversos setores da cadeia produtiva.
Confira os painéis da 3ª edição do CBCM:
MedCan Sistema Endocanabinoide: Este módulo explora o sistema endocanabinoide, sua interação com fisiologia, farmacologia e aplicações, e destaca tratamentos com psicodélicos e discussão de casos clínicos.
MedCan Especialidades: Este módulo aprofunda em especialidades médicas, abordando temas como interação medicamentosa, estética e doenças neurológicas, além de discussões de casos clínicos.
Odonto Cannabis: O modulo dedicado à odontologia apresenta um panorama das doenças odontológicas tratáveis com Cannabis, além de promover a discussão de casos clínicos para facilitar diagnóstico e prescrição segura, alinhada à regulamentação odontológica.
Vet Cannabis: O módulo aprofunda conhecimentos em medicina veterinária e Cannabis, abordando pautas jurídicas, integração com a Medicina Veterinária Integrativa e uso em animais de produção, fomentando debates sobre tendências e casos clínicos.
Business Cannabis: Discute as possibilidades de negócios relacionados à Cannabis em um contexto global, e uma visão das oportunidades do mercado brasileiro. Dedicando-se à compreensão dos entraves legislativos, regulatórios e jurídicos para o desenvolvimento do mercado.
Agro & Tech Cannabis: O módulo aborda a produção agrícola da semente ao produto final, destacando desafios da Cannabis medicinal e do cânhamo industrial, incluindo rastreabilidade e tecnologia de extração para inovação no mercado brasileiro.
Mais informações e inscrições:
3º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal
https://congressocannabis.com.br/
Medical Cannabis Fair